Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Retenção de líquido: como identificar e quando procurar ajuda médica

Postado em 08/10/2019



Alguns sinais são bem característicos da retenção de líquido no corpo:

 

- Presença de edema ou inchaço dos tecidos sob a pele, principalmente em braços e pernas;

- Marcas de meias e/ou sapatos na pele especialmente no fim do dia;

- Ao apertar a região da suspeita de edema, forma-se uma depressão;

- Pele fina e brilhante na região edemaciada/inchada;

- Ao apertar de forma contínua a região do tornozelo inferior, observa-se um “afundamento” que demora a voltar ao normal (edema);

- Pálpebras e/ou rosto inchados;

- Aumento de peso não relacionado ao aumento da ingestão calórica e/ou à redução de atividade física.

 

Em alguns casos, o inchaço pode ainda vir acompanhado de sensação de falta de ar ou fadiga. Então, como podemos eliminar o inchaço?

 

1. Elevar os membros inferiores

Elevar os membros inferiores durante o dia para melhorar o retorno do sangue. Isso ajudará a evitar a retenção de líquido nas pernas. Faça isso em pequenas pausas no trabalho, se possível, ou ao fim do dia, quando chegar em casa.

2. Ter uma alimentação saudável

Se a retenção for abusiva, é importante diminuir os alimentos ricos em sódio. E isso implica em reduzir principalmente o consumo de alimentos industrializados e embutidos. Por outro lado, é muito importante consumir com regularidade cerais integrais (que são fontes de fibras), frutas (especialmente melancia e abacaxi), legumes e verduras.

 

3. Reduzir o sal

Diminuir o sal utilizado no preparo dos alimentos também pode ajudar a evitar a retenção de líquido no corpo. A dica é usar mais temperos naturais, ter sempre uma medida específica de sal no preparo dos alimentos e não adicionar sal a pratos que já levem queijos, azeitonas (ingredientes que normalmente já são salgados).

 

4. Apostar na drenagem linfática

A realização de drenagem linfática ajuda a diminuir o edema de membros. Ela trabalha movimentos específicos e suaves que estimulam o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada, movendo assim os fluidos pelo corpo de forma mais eficaz.

 

5. Consumir mais água

Dê sempre preferência à água para se hidratar. Se não costuma tomá-la ao longo do dia, crie o hábito de ter ao seu lado uma garrafinha. Isso vale para a mesa de trabalho, para os momentos em que está em casa e até no carro.

 

6. Praticar atividade física

Evite o sedentarismo praticando atividade física regularmente. Escolha uma atividade física que te dê prazer, pois esse é o segredo para manter-se motivado com a prática. Pode ser caminhada, corrida, dança, musculação etc. O importante é ver a atividade como algo prazeroso, que te proporcione mais saúde e bem-estar.

 

7. Aposte em chás

Embora a água não deva ser substituída, os chás também podem ser aliados na hora de evitar a retenção de líquido, pois a maioria deles possui efeito diurético. Boas sugestões são hibisco, cavalinha e chá verde. Mas vale lembrar que os chás devem ser consumidos sem adoçar. Caso contrário, podem levar ao ganho de peso e até aumentar a retenção.

 

Em muitos casos, a retenção de líquido é evitada com medidas simples, como a redução dos industrializados e o aumento da ingestão de água. Porém, não devem inibir a busca por tratamento mais específico quando os sinais da retenção de líquido se mostrarem persistentes. Pois a retenção de líquido pode estar associada a algum problema de saúde mais sério e merecem uma investigação mais criteriosa. Ao notar sinais de inchaço associados ou não a outros sintomas, não hesite em procurar seu médico especialista de confiança.

 

O ASSIM SAÚDE se preocupa com sua saúde.